top of page

            Todos sabem que cada vez mais animais indefesos são maltratados diariamente em todos os lugares e em todas as horas por pessoas insensíveis. Espancar e abandonar animais é crime e existe lei para punir os responsáveis. Para amparar os animais que são vítimas de maus tratos, voluntários se unem para criação de ONGs voltados para a causa animal. Reconhecendo a importância da existência dessas instituições, é que as prefeituras de Bragança Paulista e Atibaia (SP), criaram programas para alertar e conscientizar a população acerca do abandono de animais na região.

            Diante disso, o município de Atibaia tem convenio com a ONG "Ajudaajudar". Essa instituição atua de maneira independente, gerando seus próprios recursos. Além de participar de palestras em escolas, a prefeitura tem parceria em ações de castração para divulgar os conceitos de bem-estar animal. Para o controle da população de cães e gatos, a prefeitura tem várias ações sendo realizadas. As legislações pertinentes à causa animal foram revisadas recentemente. As castrações são feitas constantemente, seja com recursos próprios ou com recursos estaduais ou federais. As ONGs também mantêm projetos particulares de castração. O Centro de Controle de Zoonoses de Atibaia (CCZ - Atibaia) faz a castração de todos os animais recolhidos e os animais doados nas feiras de doações da prefeitura.

            Uma das ações de grande importância é a realização de palestras para a divulgação dos preceitos de Guarda Responsável dos Animais, fazendo com que haja menos abandono, atentando as para a importância da castração de seus animais, gerando menor número de crias indesejadas; diminuindo, também, o número de maus tratos denunciados, entre outros.

             A Prefeitura de Bragança Paulista tem convenio com a Mata Ciliar (www.mataciliar.org.br), para cuidar dos animais silvestres e com a Faros D'Ajuda (www.farosdajuda.org) para cuidar dos animais domésticos.

 

            Confira abaixo as entrevistas na íntegra:

Entrevista com o Diretor do Departamento da Vigilância Sanitária em Saúde da Prefeitura de Atibaia, Sr. Celso Akio Maruta, sobre o bem-estar animal na cidade.

 

 

Causa Animal: A Prefeitura da Estancia de Atibaia (PEA) tem convênio com quantas ONGs ligadas ao bem-estar animal?

Celso Maruta: A Prefeitura tem um convênio com a ONG Amapatas. No município de Atibaia, temos mais uma ONG atuante que é a “Ajudajudar”. Esta, atua de maneira independente, gerando os seus próprios recursos, por meio de jantares, bingos, bazares etc. Com a Prefeitura ela atua em forma de parceria em diversas ações de castração, palestras em escolas para divulgar os conceitos de bem-estar animal, entre outras ações. A outra ONG AVA - Associação Vida Animal não está atuando no momento. 

 

CA: Qual a importância da atuação das ONGs na visão da PEA?

CM: A atuação das ONGs é boa. Nos últimos 6 anos, conseguimos nos relacionar muito bem com elas. Várias ações foram executadas em conjunto e em muitos momentos há uma complementação das ações. Grande avanço foi dado em relação as discussões sobre bem-estar animal em nosso município, com as Comissões de Bem-Estar Animal na Câmara de Vereadores e com a criação da Coordenadoria Especial Bem-Estar, Saúde, Proteção, Direitos e Defesa Animal.

 

CA: Qual a verba destinada para esse tipo de causa?

CM: As verbas destinadas à causa animal está espalhada pelas diversas secretarias que executam ação com animais. Na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente temos as verbas destinadas para o setor de fiscalização de maus tratos aos animais; na Secretaria de Infraestrutura, temos as verbas destinadas ao setor de recolhimento de animais mortos em vias e locais públicos; na Secretaria de Saúde, temos as verbas destinadas ao Centro de Controle de Zoonoses que realiza todas as ações de controle das doenças zoonóticas e recolhimento, recuperação, castração e doação dos animais recolhidos dos locais públicos, além das verbas destinadas à castração animal, com o intuito de controle da população de cães e gatos. E neste ano de 2015, temos as verbas destinadas para a Nova Coordenadoria que está se estruturando.

 

CA: Quais são os resultados visualizados após os convênios com as ONGs?

CM: Quando o convênio prevê a castração animal, este é o serviço realizado como contrapartida. O atual convênio com a ONG “Amapatas”, ainda não tenho todos os detalhes de valores ou contrapartida, porém, creio que eles irão atender os animais que estarão em risco de maus tratos, fazendo o recolhimento destes animais, o tratamento, castração e posterior direcionamento para doação.

 

CA: Existem mais projetos visando minimizar o número de animais abandonados?

CM: Para o controle da população de cães e gatos, temos várias ações sendo realizadas. As legislações pertinentes à causa animal foram revisadas recentemente. As castrações são feitas constantemente, seja com recursos próprios ou com recursos estaduais ou federais. As ONGs também mantêm projetos particulares de castração. O Centro de Controle de Zoonoses de Atibaia (CCZ -Atibaia) faz a castração de todos os animais recolhidos e os animais doados nas feiras de doação da prefeitura. Uma das ações de grande importância é a realização de palestras para a divulgação dos preceitos de Guarda Responsável dos Animais, fazendo com que haja menos abandono, as pessoas atentem-se para a importância da castração de seus animais, gerando menor número de crias indesejadas; diminua o número de maus tratos denunciados, etc. Creio que com a efetivação da Coordenadoria, teremos um setor específico, com verbas específicas, para a atuação da Prefeitura na questão de bem-estar animal.

 

PS.: Ressalta-se que o Centro de Controle de Zoonoses atua no controle das doenças zoonóticas, que são transmitidas dos animais para os seres humanos, e não está atuando na fiscalização de maus tratos animais, que está sob responsabilidade da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SUMA).

Entrevista realizada com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bragança Paulista sobre as questões da causa animal na cidade.

 

 

 

Causa Animal: Com quantas ONGs A Prefeitura de Bragança Paulista tem convenios?

Secretaria Meio Ambiente: A Prefeitura de Bragança Paulista tem convenio com a Mata Ciliar (www.mataciliar.org.br), para cuidar de nossos animais silvestres e com a Faros D'Ajuda (www.farosdajuda.org), para cuidar de nossos animais domésticos.

 

CA: Quais campanhas existem visando minimizar o número de animais abandonados?    

 SMA: Existem muitas campanhas, criadas pela gestão atual, na materialização dos sonhos do Secretário Municipal do Meio Ambiente – Francisco Chen, que preza pelos animais e deseja vê-los em situações adequadas, para tanto criou os programas para conscientizar, proteger, cuidar adequadamente dos animais e aprender a conviver pacificamente com os animais silvestres. O que consequentemente minimizará o abandono e ampliará o tratamento adequado.

São elas: CAMPANHA CUIDE BEM DO SEU PET, CAMPANHA ADOTE UM CÃO ADULTO, CAMPANHA BICHO SOLTO, PROGRAMA DE CASTRAÇÃO, EVENTOS CÃOMINHADAS, PALESTRAS.

 

Espero ter colaborado e me coloca a sua disposição, afinal é de interesse de nosso Secretário atender todas as questões ligadas a Educação Ambiental.

 

Marinalva Fonseca

Assessora de Secretaria

bottom of page