Causa Animal


Conheça um pouco mais...

- CANIL MUNICIPAL / ABRIGO
Av. Alziro de Oliveira, 2800 – Jd. Morumbi, Bragança Paulista – SP
Visitas para adoção aos sábados das 13h às 16h.
-SEDE SOCIAL E CLÍNICA VETERINÁRIA BENEFICENTE
Rua Santa Clara, 154 – Centro, Bragança Pta. – SP
Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 22h. Sábados e feriados das 8h às 18h.
-CAMPANHA DE ADOÇÃO E FEIRINHA DA FAROS
Praça Raul Leme – Centro, Bragança Pta. Todos os sábados das 9h às 15h.
TEL: (11) 3404-4002
FACEBOOK: facebook.com/farosdajuda
A ONG Faros d’Ajuda surgiu em 2005, com o empenho das amigas, Flora e Márcia, no resgate de animais na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo. A cidade não possui um centro de Zoonoses (órgão que pertence a Secretaria de Saúde), que seria voltado para o tratamento de animais que possam transmitir doenças aos homens. Assim, a ONG supriu a necessidade do município no amparo de animais de rua, realizando, também, um trabalho de reeducação de posse responsável.
O prefeito na época, João Afonso Sólis (Jango), criou convênio financeiro para apoio da ONG e permitiu que a organização utilizasse as instalações do canil municipal, na qual ainda serve de abrigo aos mais de 350 animais.

Em 2014 criou-se a clínica veterinária beneficente que se tornou a sede social. Nela são feitas as castrações e atendimento veterinário a baixo custo sobre a presidência de Márcia Davanso. O convênio com a prefeitura se manteve, com o repasse de 20 mil reais para as despesas, além de estabelecer o papel de cada instituição: para Faros d’Ajuda, a maior contrapartida são as castrações; a prefeitura assumiu a manutenção do abrigo, mantendo o acesso ao local em condições de uso, reparos elétricos e infraestrutura.
Os regastes são destinados a animais de ruas vulneráveis, vítimas de atropelamento, maus tratos como amarrados e feridos, idosos, e, em grande parte, o abandono de animais fêmeas prenhas ou com crias, e ninhadas de filhotes.
Após o resgate, a instituição faz o atendimento veterinário para prover a recuperação e prevenção de doenças, vacinando e vermifugando os animais, e se adultos, são castrados. Para os adotados, a Faros assume o compromisso de fornecer apoio veterinário no prazo de 30 dias e a castração dos filhotes, no seu devido tempo.
Cada animal é cadastrado através de fichas com histórico, registrando a entrada, descrições e vacinação do animal. Os adotantes passam por entrevista, sendo obrigatório o preenchimento da ficha de controle com nome, RG e endereço.

Em parceria com a Pedrigree no programa “Adotar é tudo de bom”, a Faros d’Ajuda é beneficiada com 10 kg de ração Pedrigree para cada cão adotado. Outro auxílio vem da população, com doações esporádicas de ração e obras voluntárias, como a confecção de chaveiros e camisetas, como também, a promoção de campanhas e eventos beneficentes.
